cartum: esmola...


9 comentários:

  1. Putz! É exatamente como eu penso, sabia?
    Tipo, acho legal as brincadeiras que rolam no trote do meu curso (é uma gincana) mas acho muito tosco a parte de pedir dinheiro na rua.
    Lá até a galera vai pintada de forma mais harmonica (curso de criativos dá nisso rsrsrs) mas pô... o cara vai dar "esmola" para o pessoal encher a cara, enquanto tem gente morrendo de fome!

    Ps: na verdade tbm não dou esmolas na rua pois em geral não acredito que vão "comer". Sou mais do estilo "te levo na padaria e te pago um salgado e etc.".

    ResponderExcluir
  2. Eu sou meio torto, mas acho mais válido dar dinheiro pros moleques irem pra farra do que para um mendigo.

    Para o mendigo existe assistência social, uma miríade de programas governamentais que tem como objetivo justamente acabar com a pobreza extrema. E como eu dou cinco meses da minha renda anual para o governo cuidar dos problemas sociais, não me sinto muito na obrigação de dar mais nada.

    Já teve casos que me sensibilizaram e que eu ajudei sim, na hora, com comida, com passagem de ônibus (normalmente em rodoviária), comprando alguma balinha que esteja vendendo...

    Ainda assim, o que eu prefiro focar em instituições sérias de assistência, principalmente aquelas como a AACD, Abrinq e a Visão Mundial, que procuram cuidar do futuro de crianças que nascem da irresponsabilidade.

    Esmola além de não resolver, ainda cria o fenômeno de existir gente que vive disso. Tem uma mulher que pede esmolas perto de casa que até em reportagem na TV ela já apareceu: tem uma casa muito bem mobiliada, carro, televisão HD... isso tudo sem contribuir um nada para a sociedade.

    Então, do mesmo jeito que eu gasto o dinheiro que eu ganho em quaisquer supérfluos que me dêem na telha, também me dou a prerrogativa de dar ou não dinheiro pra molecada farrear. =P

    ResponderExcluir
  3. Cara, ta ai uma coisa que eu acho sem lógica, razão ou circunstância, pra que dar dinheiro pro universitário ir beber e farrear? Ainda mais quando tem gente do qual realmente precisa de um trocadinho que seja... muito boa essa tira.

    ResponderExcluir
  4. O senhor não teria um trocadilho pra me dar? Hahahah!

    Puutz! Leu a minha mente, Decidério... mas acho que essa tirinha ficaria mais real se no lugar do calouro fosse uma caloura! E seminua! Pois conheço gente que se derrete por calouras e não se derrete por pedintes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa "gente" que você conhece é você mesmo? :p

      Excluir
  5. Poxa aluno da UERJ e mendigo é quase parecido. Se ainda fosse da UFRJ... *corre*

    ResponderExcluir
  6. Me lembro que quando passei pelo trote, eu dei parte do meu dinheiro pra um mendigo.

    ResponderExcluir